Responda: Sala dos Professores precisa de projeto?

Fonte: internet (https://www.beano.com/posts/beanotown-confidential-bash-street-school-staff-room)

Recepção atrativa, sala de matrículas estruturada, salas de aula e pátios reformados. Mas e a sala dos professores?
Puxa vida, alguém se esqueceu dela no projeto...
Mas se o maior patrimônio de uma empresa são seus funcionários, por que deixá-los em último plano?
Saiba que um ambiente de trabalho adequado tem impacto direto na produtividade. É na sala de professores que eles podem interagir entre si, criar relações pessoais, trocar ideias e experiências e, é claro, relaxar. Não é apenas um espaço onde passam nos intervalos de aulas, mas onde produzem e descansam.
Respondendo à pergunta do título: sim, a sala de professores precisa de projeto!
Fonte: internet

Impacto na produtividade

Muitas escolas já perceberam a importância do local e investiram nele propiciando aos professores um local acolhedor e confortável para que possam produzir suas atividades.
Os elementos essenciais para compor o espaço são mesas, cadeiras e armários. Mas como organizar isso com pouco ou muito espaço?
Abaixo listamos algumas propostas:
- várias mesas pequenas podem se juntar para reuniões ou trabalhos em conjunto. O uso da mesa pequena pode ser benéfico para quem precisa desenvolver algo com mais individualidade e concentração. Permite também a mudança de layout quando necessário.
- a mesa grande propicia a interação e convivência imediata. Está sempre pronta para reuniões e elaboração de trabalhos em conjunto.
- cadeiras confortáveis e duráveis. Não estamos falando em luxo mas em peças que tenham resistência, durabilidade e conforto no uso.
- armário individual para cada professor é o melhor dos mundos, mas vale usar outros modelos para fugir das tradicionais peças em aço. Marcenaria personalizada ou transformar uma estante com divisões pode ser prático e funcional.
- sofás ou poltronas para descanso. Se for reaproveitar de outro ambiente, renove com um tapeceiro.
- que tal vaso com planta para interiores? Trazer o verde para o local de trabalho ajuda no bem estar das pessoas e na criatividade.
- espaço para café, chá, água e se possível um frigobar e frutas.
- quadro de mensagens e avisos. Temos desde a opção dos prontos como os mais atuais em vidro que permitem melhor limpeza e colagem.
- computadores para pesquisas e trabalhos

Depósito ou ambiente de trabalho?

Sugerimos que não faça do espaço um depósito de móveis usados. Não que seja proibido reutilizar ou reciclar, aliás é possível fazer ótimas composições renovando peças, mas elas devem ter harmonia entre si.
A sala dos professores também não deve ser o almoxarifado da escola; se não houver outro espaço para isso, que seja tudo organizado em caixas e prateleiras. Fora com a poluição visual. Esse conforto conta muito!
Finalmente a sala deve ser bem arejada e iluminada. Melhor ainda se contar com luz natural.
Valorize os profissionais que trabalham ali. Afinal, equipe feliz trabalha a seu favor.
Em sua escola já houve essa iniciativa? Conte conosco!



Comentários