Cores, aromas e sabores: a horta na escola

O ato de alimentar-se vai consolidando significados sociais ao mesmo tempo em que a comida em si é uma explosão de formas, sabores, aromas, texturas e cores. Ter uma horta na escola, um trabalho que envolve desde o cultivo até o preparo da alimentação; representa muito mais que o simples ato de se alimentar, principalmente para as crianças que apresentam dificuldade de consumir vegetais na alimentação.

Em Neuroarquitetura e biofilia estudamos a tendência natural dos seres humanos a se voltarem ao natural. O relatório Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no Local de Trabalho, por exemplo, mostrou que ambientes com elementos naturais geram níveis até 15% mais altos de bem estar, 6% a mais de produtividade, 15% a mais de criatividade, do que ambientes sem esses elementos.
Na aula de ciências, por exemplo, os alunos podem acompanhar de perto como se dá o nascimento e o crescimento das plantas. Já em matemática, o professor pode trabalhar economia doméstica por meio do uso dos alimentos plantados. Em geografia, a melhor época para o plantio de determinada cultura. E no dia a dia, a observação do clima e cuidados como fatores determinantes para o desenvolvimento das plantas. Além de tudo isso ainda estimular hábitos alimentares mais saudáveis, a preservação do meio ambiente e a valorização do trabalho em equipe. 

As atividades ligadas ao solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar ervas daninhas, podar, adubar e regar não só constituem ótimo exercício físico e desenvolvimento motor das crianças como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo. O contato com as coisas da natureza gera uma importante relação afetuosa com a mesma, de modo a conscientizar os alunos sobre a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente no geral. 
O uso e cuidados com o espaço da horta pode e deve envolver as turmas maiores. Neste nosso projeto, a turma do ensino médio fez um painel com pintura ao fundo como forma de participação efetiva de cuidados com o local. Agregaram fazendo arte e decorando o espaço. Incentivamos o pertencimento.  
São inúmeros os benefícios da horta na escola. Ao implantá-la de forma envolvente e multidisciplinar a instituição de ensino oferece a experiência de enorme impacto positivo não só na educação do aluno, mas também em sua saúde e formação enquanto cidadão.