Pequenas reformas durante as aulas? Pode sim!

Construção de berçário
Sabe aquele barulho de marreta, aquele pó subindo e cheiro de tinta? Arrepia os cabelos dos pais e diretores de qualquer escola! 
Mas calma, temos uma boa notícia: é possível sim fazer algumas obras durante as aulas. Tudo que temos a fazer é planejar muito bem as etapas e tipos de serviço que podem ser executados durante o período letivo.
Veja o exemplo dos shoppings centers onde "do dia para noite" surge uma nova loja. Mas não foi do dia para a noite. Para dar certo teve projeto, aprovação, cronograma e execução. Com as áreas da escola também pode ser assim.

Apresentação de projeto com opções de materiais
Montagem de marcenaria - arquibancada em biblioteca



Para uma nova obra começamos com uma boa conversa, um briefing com as necessidades e expectativas para a escola.  Renovar, ampliar, alterar o usos de espaços mal aproveitados, conquistar mais alunos? Qual o objetivo da reforma? Layouts, maquetes eletrônicas, imagens de referência e todas as possibilidades para os espaço são apresentados. Gostou do projeto? Ótimo! Vamos para a elaboração projeto arquitetônico, aos orçamentos e definição do
 cronograma. Nesse deve constar:
- os serviços a executar, 
- os prazos de cada um,
- intervalos entre um serviço e outro (exemplo: a pintura e a marcenaria nem sempre podem ser feitas no mesmo ambiente)
- a ordem em que cada equipe deve começar e concluir sua parte na obra
Tendo todo o cenário da obra em mãos vem outra boa notícia: é possível negociar muito melhor prazos e valores se há antecedência e planejamento. 
Obviamente nem todos os serviços podem ser executados com alunos e professores transitando pelos ambientes. Mas boas equipes trabalham após o horário das aulas e nos feriados e finais de semana. 
Porém para a execução de grandes reformas aconselhamos que sejam feitam no período de férias. E nunca sem planejar! Evite também alterar o projeto durante a obra. O período de testar e alterar é durante a elaboração do projeto e faremos isso quantas vezes o cliente achar necessário. Mas durante a obra gera mais custos e alonga os prazos. Claro que pequenas alterações podem acontecer mas o melhor é que não interfiram muito nos resultados. 
O que queremos ressaltar é que sua escola não precisa ficar estagnada esperando as férias. Basta planejar com antecedência e colher os benefícios de seu investimento. Boa obra!

Comentários