Dicas para uma biblioteca mais atrativa

Longe do depósito de poucos e inacessíveis livros que nos apresentavam no passado, as bibliotecas escolares atuais passam pela renovação digital para se adequar aos alunos que já nasceram na era tecnológica. Em paralelo à essa adequação a biblioteca física deve ser tratada na escola como local de apoio aos estudos, aprendizagem, compartilhamento de informação e também como espaço de lazer.

Nela pode-se promover rodas de leitura, contação de histórias, grupos de estudo e espaços de leitura informal. A biblioteca é um laboratório que estimula ideias, com dinamismo de diálogo e diversidade para os alunos. Obviamente essas iniciativas pedagógicas terão maior eficácia se aliadas à renovação do espaço físico. Mas como deixar o ambiente adequado para essas ações? Citamos aqui alguns pontos importantes:
Mobiliário adequado: escolher mesas e cadeiras com ergonomia para atender as faixas etárias além do mobiliário para as atividades informais como arquibancadas e almofadas. E que tal um balcão de atendimento que propicie o atendimento com qualidade tanto para o aluno quanto para o bibliotecário? Esse funcionário com certeza estará mais estimulado a trabalhar e interagir em ações diferenciadas para os alunos.Localização: estar num ponto de fácil acesso dentro da escola incentiva a visita dos alunos à biblioteca. Também é importante que seja um local com conforto ambiental.Iluminação: falamos de ambientes claros que estimulem a leitura. Se possível usar a iluminação natural em parceria com a artificial.Circulação: permitir que a circulação dos alunos e funcionários no espaço não crie conflito entre as atividades ali desenvolvidas.


Esses pontos são fundamentais e fazem parte de uma série de outras premissas para um bom projeto. As fotos que ilustram essa publicação são de um projeto que desenvolvemos para o Colégio São José, e hoje, esse espaço é a menina dos olhos dos alunos. O gosto pela leitura se intensificou após a renovação do espaço em conjunto com iniciativas dos professores e bibliotecária.
Saiba que investir em sua biblioteca escolar vai aproximar o aluno da leitura além de permitir que ele estude rodeado de outros alunos, tornando essa tarefa mais motivante.



#arquiteturaparaescolas#arquiteturaescolar

#biblioteca
#bibliotecaescolar#livros

Comentários